Share a Coke

17.4.12


Como a maioria e comum dos mortais (digo eu), sou um viciado assumido em Coca-Cola, desde a mais tradicional, à light, passando pela zero, (agora que tenho idade para me preocupar com isso - risos).

A verdade é que, desde que me conheço, (ou quase isso), que me encanto com os inovadores anúncios e campanhas da marca, principalmente os de Natal, talvez porque estou mais emotivo, e me seduzo mais facilmente.

Mais que uma marca registada, a Coca-Cola é uma referência, e gostando mais ou gostando menos, é difícil acreditar que ainda exista quem não a conheça a bebida das gerações.

Recentemente, e reforçando o seu sucesso, a Coca-Cola foi mais ainda mais longe, e na Austrália, num conceito de interação com o consumidor, substituiu a sua marca tradicional, no rótulo, para dar lugar aos 150 nomes mais populares do país.

Esta é a primeira vez que a Coca-Cola fez uma mudança tão grande na sua embalagem, e a primeira vez que qualquer marca, na Austrália, lançou este tipo de campanha. 

Share a Coke, (projeto concebido pela Ogilvy Sydney), começou pela ideia de se lançarem garrafas no mercado com um nome diferente em cada (como Luke, Kate, Matt), no lugar do brandmark, acompanhada de uma declaração simples, como 'Partilhe uma Coca-Cola com Jess '. 



De forma quase imediata, isso provocou alguma especulação online, sobre o propósito dos nomes, com milhares de fotos.

Não foi preciso muito e uma semana depois, a Coca-Cola afirma-se com a campanha de Verão Share a Coke, com Matt, Josh, Lucas, Rebecca, Nicole, Kate, entre tantos outros, incentivando os consumidores a partilharem uma garrafa, ou lata, de Coca-Cola, com alguém que conhecem, ou queiram conhecer (risos).

Os consumidores podem, assim, "partilhar" uma lata virtual online com seus amigos através do Facebook, e até mesmo da Coca-Cola, que encomendou compositores para criar canções com base em cada nome. 

Desta forma, cada um dos 150 nomes, vem também com uma música individual. escrita, e que pode ser ouvida através da Coca-Cola página de Facebook australiano .

Guardou, inclusivamente, espaço para aqueles nomes menos comuns, com a possibilidade de criarem latas personalizadas com os seus próprios nomes, através de quiosques ou shoppings, assim como a possibilidade de obterem os seus nomes estampados num outdoor, na famosa Cruz de Sidney Reis. 

Segundo adianta o diretor de marketing da Coca-Cola do Pacífico Sul: "Estamos a usar o poder do nome de uma forma lúdica e social para lembrar as pessoas de quem, nas suas vidas, possam ter perdido o contacto ou ainda não conhecerem. Colocamos nomes em garrafas de Coca-Cola para que os consumidores se divirtam, encontrando seus amigos e os nomes dos membros da família e depois gostem de partilhar uma Coca-Cola juntos."


O projeto deve continuar durante todo o verão australiano.

Coca-Cola, espera assim, que esta campanha, (na qual investiu cerca de  3 805 175,04 euros), seja mais um enorme sucesso, e que sejam vendidas mais de 268 milhões de garrafas e latas, ao longo dos próximos três meses. 

Quando a campanha chegar a Dezembro, a campanha passará a assumir um  "partilhe uma Coca-Cola com o Pai Natal", e os 150 nomes darão lugar às renas Rudolph, Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen.

Palavras para quê?

Sempre Coca-Cola


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