Um toque de Alpercata

13.8.12



Longe vão os tempos, em que as alpercatas, (ou alpargatas), eram apenas usadas como substituto das botas, no traje típico dos gaúchos.

Feitas em brim, (ou lona), com sola de corda ou de borracha, podiam ser presas ao pé, através de tiras de couro, corda ou pano.

Tiveram origem entre os trabalhadores das docas, em França (espadrille), e em Espanha (alpargata).

Foram moda na década de 1980, e tanto eram usadas por homens, como por mulheres.

Os tempos passam, e a moda, volátil, progride, e nem sempre só de inovações .. 

A verdade é que existe sempre um momento, em que certas roupas, ou acessórios, viram tendência e sofrem um BOOM ...

Então, muitas das vezes, somos eficazmente seduzidos, pelas reinvenções de outras épocas.

Atualmente, o guarda roupa masculino, (por ser mais clássico, e dependente do conforto), acaba por passar pelas mais variadas transformações, (sempre mais lentas, e menos radicais que o vestuário feminino).

Pequenos, aliás, pequeníssimos detalhes, mas importantíssimos, para o olho clínico, e no final, são esses mesmos detalhes, que diferenciam quem está 'in' e quem não está.

Nos últimos tempos, por exemplo, enrolar a bainha das calças, dá um ar despojado, mas moderno, ao look masculino.

Neste misto de 'novas antigas tendências', as alpercatas, são as cúmplices ideais, para um momento mais quente, como opções de calçado, mais informais, mas perfeitos, para o verão, e com a feliz capacidade de  tomarem conta dos mais diversificados outfits.

Apesar de estarem longe de serem uma novidade, faz algum tempo, que surgem, cada vez mais, com mais frequência, nas lojas, e associadas a marcas sofisticadas ... 

A tendência é para valer (risos).

Mesmo sendo um calçado fechado, acredito que as alpercatas, sejam as candidatas perfeitas, para substituírem as sandálias de dedo, no verão. 

Práticas, confortáveis, e versáteis, na hora de combinar.

Ao mesmo tempo, super democráticas, no que respeita aos estampados, texturas e cores, o que permite um diversificação, pelo maior número de adeptos










You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe