Por Casa dos Infanções, Da Natureza para a Mesa

4.2.13


Situada no Porto, (na zona do Aviz), existe uma Mercearia, tão tradicional, como o nome que transporta.

Casa dos Infanções, dá continuidade a um negócio da família Rapazote, (agora tomado conta por quatro jovens).

Foi no final de semana passado, que as simpáticas Joana Rapazote e Catarina Alexandrino, (duas dos 4 jovens empreendedores), me apresentaram este maravilhoso espaço.

Começamos pelo nome.

Parada (Parada de Infanções), como também é conhecida, fica na freguesia portuguesa do concelho de Bragança, de onde são oriundos.

Dita a história, que era uma aldeia muito rica (riqueza essa agrícola).

Já o nome Infanção, transporta um peso diferente, referenciando-se a um antigo título de nobreza, inferior ao de rico-homem, que distinguia 'os guerreiros', daí que a sua definição se associe ao de escudeiro fidalgo.

Vincada de histórias, começa assim esta viagem, numa mercearia reforçadamente tradicional.

Entre os vários cuidados, nada ficou ao acaso, e até a localização do espaço, (virado a norte), faz sentido, pois proporciona um ambiente mais frio.

'É importante para nós que os produtos estejam frescos, daí a que tenhamos dado preferência a esta localização. Acabamos por usar roupa mais agasalhada que o normal, mas o importante é que a qualidade daquilo que vendemos seja indescritível', reforça Joana Rapazote.

As cestas da verga, (onde são apresentados os produtos), ou mesmo as embalagens de papel, onde no final transportamos os artigos para casa, apoiam, claramente, a sustentabilidade entre a natureza e o consumo do que dela retiram.

Este espaço vai ainda mais longe, e numa espécie de viagem ao antigamente, entregam semanalmente cabazes ao domicílio, com os produtos confortavelmente transportados, em caixas de cartão.


Com preferência por produtores associados próprios, ainda assim, reservaram um estreito corredor, (mais escondido), para produtos mais comerciais, (e necessários), como refrigerantes, café, arroz, massa, entre outros, que igualmente não dispensamos.

Fiquei também a saber, que um dos fortes, é a castanha, (o que explica o reforço do traje, na montra da loja).


Todos os produtos, são em pequenas quantidades.

'Vamos todos os dias às compras, o que nos garante produtos sempre frescos. Ao mesmo tempo, optamos por pouca quantidade, evitando desperdícios', salienta Catarina Alexandrino.

Um conceito, em tudo, perfeito, acreditem.

E tanto fica por dizer, sendo o ponto forte deste espaço, as cores, os cheiros, as próprias texturas, o despertar de sentidos e a vontade de ali permanecer ...

Com tudo isto, (e muito mais), o meu desafio é que conheçam o espaço, e se atrevam a estes deliciosos produtos.

Da fruta aos legumes, das carnes aos enchidos ... Dos cogumelos, ervas aromáticas, vinhos, queijos, frutas e compotas ... Uma infinidade de produtos, e cito, que levam a sua terra à mesa.















Parabéns Casa dos Infanções.


Rua de Pinho Leal, nº220 F
4150-620 Porto
226 160 175


You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe