Afinal de contas, quem é o verdadeiro irracional desta história?

26.6.15


Tem a duração de cerca de 5 minutos e é dos vídeos mais bárbaros dos últimos tempos.

Filmado na noite de São João, na freguesia de Mourão (concelho de Vila Flor) imagens chocantes de um gato que é fechado dentro de uma peça de barro, colocado no cimo de um poste, a 8 metros de altura, à medida que vai sendo (literalmente) queimado vivo.

Com o nome Festas de São João no Mourão 2015, o infeliz apelo a uma tradição (se é que se pode chamar isto a um atrocidade destas).

A Queima do Gato tinha sido abolida em 2008, ainda assim, o ser humano é de hábitos ... Fiel até nos piores!

O gato, “assado” vivo, acaba por cair e no vídeo (que me recuso a partilhar) ouve-se e assiste-se ao padecer do animal aos círculos, a miar desesperadamente até desaparecer na multidão.

Após o sofrimento brutal que lhe foi infligido, e a avaliar pelas imagens, custa a acreditar que o animal ainda possa estar vivo.

A população garante que nunca morreu nenhum gato e que o último que foi sujeito a esta prática está bem.

Numa entrevista para o telejornal, as pessoas alongam-se, dizendo que a dona do gato não só permitiu a colocação do animal no cimo do poste, como todos os anteriores têm sido cedidos pela mesma.

Num braço de ferro com a população, a GNR confirmou à Lusa que iniciou diligências, para identificar os autores no âmbito de um inquérito aberto no Tribunal de Vila Flor, depois das várias denúncias.

A associação de defesa dos animais Grupo Gato Urbanos também anunciou, hoje, que vai avançar com uma queixa-crime no Departamento de Investigação e Ação Penal, constituindo-se como assistente do processo, com o objetivo de levar à justiça os responsáveis e cúmplices e para que esta barbara e vergonhosa prática não se repita mais.

E eu pergunto, para onde estamos nós a caminhar?

Afinal de contas, quem é o verdadeiro irracional desta história?

FranciscoVilhena

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe