#POR Salvador

10.5.17


Começou ontem o Festival Eurovisão e sete anos depois, estamos de volta.

Com o tema “Amar Pelos Dois”, Salvador Sobral qualificou-se para a final e foi notória a clara divergência de estilo face às outras atuações.

Dispensou os decotes (realmente não o favoreciam, risos) e mandou as coreografias "dar uma curva".

Claro que as reações rapidamente se fizeram sentir, das mais às menos fundamentadas.

Ali estava Portugal, tão bem representado (deixem-se de coisas!) e dita o meu orgulho que torça por uma vitória.

Ser do contra não faria de mim irreverente ou de opinião fundamentada em argumentos díspares, mas inconsistente.

Este é o meu País, esta é a minha representação (a tua, acorda!).

Todo um pavilhão a gritar e a sorrir por uma música nossa, não dignifica apenas o cantor ... dignifica-nos a todos nós, portugueses.



18 canções, duas línguas uma das quais a nossa!

Com mais ou menos patriotismo, falar e cantar em português perante o notório entusiasmo de todos os presentes, reforço, só merece reconhecimento.

É triste mas a realidade é que somos negativos.

Podíamos ficar contentes pela participação portuguesa no Festival, mas não era a mesma coisa.

Conseguimos ser medíocres, desprovidos de qualquer orgulho a troco da "melhor graçola".

A música, o cantor, os gestos, tudo foi alvo de chacota, que é o que acontece, quando não temos capacidade de uma crítica construtiva ou fundamentada.

Talvez se ele levasse umas chuteiras e uma bola de futebol o cenário fosse diferente (pronto, está dito!).

É claro que não se espera que todos gostem da música ou da letra, ou mesmo que assistam ao festival em si de forma apaixonada, é um direito vosso, e se não se sentirem orgulhosos nem reconhecidos, o meu coração pode amar pelos dois.

Mas não destilem aquilo que não sabem da forma que não são capazes. 

Salvador, Obrigado.

FranciscoVilhena

You Might Also Like

0 comentários

Like me on Facebook

Seguidores

Subscribe

Subscribe